Cartuchos

Assim como a indústria de consoles, proliferam no Brasil várias indústrias que produziram cartuchos compatíveis com o Atari 2600. Aliás, antes até da produção de videogames nacionais, a indústria de cartuchos já existia, visando "abastecer" o mercado de consoles "importados" que existia desde o início da década de 1980. Das pioneiras Dynacom e Canal 3, houve um momento onde existiam dezenas de fabricantes, incluindo ai os próprios fabricantes de consoles, é claro.

Foi, inclusive, graças a proliferação de cartuchos nacionais, a preço relativamente baixo e em quantidade que o Atari teve essa expansão fantástica por aqui. Dificilmente teriamos tantos cartuchos e consoles comercializados se somente tivessem sido comercializados cartuchos "originais".

E, como sempre, a indústria de cartuchos por aqui foi singular. Quem não lembra, desde as "séries" de cartuchos, as famosas "Série Prata" e "Série Ouro" (leia mais detalhes na seção história) até as saudosas "trocas" de cartuchos entre os amigos e vizinhos.

Uma característica marcante dos cartuchos nacionais é que os fabricantes faziam pequenas alterações no código do jogo de modo a trocar os nomes exibidos na tela para o da própria empresa que os produzia. Porém isto estava perdido, pois os arquivos das ROMs dos cartuchos existentes na Internet são dos cartuchos norte-americanos. Bom, estava... porque a equipe da Atari.com.br disponibiliza para todos, em caráter absolutamente inédito, as ROMs dos cartuchos nacionais !!!

Entrentanto ainda não temos todos os jogos. Portanto se você tem algum cartucho nacional, que tenha inscrições na tela diferenciada ajude-nos a completar esse acervo nacional. Nós temos condições de "dumpar" a ROM do cartucho e disponibilizar para toda a comunidade Atari brasileira !

E isso é algo de suma importância. Embora alguns colecionadores "torçam o nariz" quando se fala de cartuchos nacionais, não concordamos; o fato é que a maioria de nós jogamos utilizando estes cartuchos e se quisermos viver de novo a mesma emoção da época, somente será possível em sua plenitude utilizando-os. Não é a mesma coisa pegar um cartucho importado e pegar "aquele" que você jogou tanto na infância. Temos certeza que sabe do que estamos falando... :-))

E juntamente com os jogos procuramos disponibilizar também mais material: scans em alta resolução, totalmente recuperados, dos rótulos dos cartuchos, bem como dos manuais e das caixas. A intenção, além de matar a saudade, é que seja possível reconstruir e/ou reformar cartuchos com rótulos defeituosos, caixas e manuais danificados. Utilizado algumas técnicas e papéis especiais (veja seção Técnico) é possível imprimir e restaurar tudo com perfeição !

E agora divirta-se escolhendo no menu ao lado a empresa de sua preferência e mate de verdade a saudade de jogar aquele jogo, exatamente como nós jogamos na época. Com direito a todos os detalhes.

Bom divertimento !!!